A culpa é das estrelas

Resenha: Quem é você, Alasca?

16:16

Oii galera tudo bem? Bom, já li dois livros do John Green, um eu já fiz resenha que é o da A Culpa é das Estrelas, e farei também de Cidade de Papel em breve. Eu comecei a ler os livros do Tio João por causa do sucesso de A Culpa é das estrelas, mas confesso que esse Quem é você, Alasca? É o meu preferido dos três, porque ele é suuuper divertido, já o CDE é mais em uma pegada "refletindo sobre a vida", esse é mais movimentado. 

 Minha opinião:

Bom, o livro conta de um menino (na verdade o menino conta) que chama Miles Halter, que vive uma vida pacata na Flórida, sem muitos amigos, e que, insatisfeito decide se mudar para um colégio interno no Alabama, em busca do "Grande Talvez" da vida dele - citação das últimas palavras de um escritor antes de sua morte. Detalhe: Miles era fissurado em últimas palavras de personagens famosos. Chegando lá encontra o Coronel, a Alasca e o Takumi, que se tornam seus melhores amigos na escola. Lá que ele vai descobrir muita coisa, começa a fumar, beber, tem sua primeira namorada, e se diverte muito apesar de ele ser um cara inteligente que dá conta dos estudos. 

O legal do enredo é que é tudo detalhado, a vida dentro da escola, a hierarquia, e a turma do Gordo (apelido dado ao Miles) adorava aplicar trote nos alunos "filhinhos de papai" da escola, sendo os trotes mais brilhantes preparados pela própria Alasca, os trotes são a parte mais legal do livro inteiro. 

Logo de cara Miles já se apaixona por Alasca e no decorrer do livro ele vai descrevendo ela, seu jeito, sua forma de pensar (ela é completamente feminista, e cita várias vezes a 'subversão do paradigma patriarcal')  além de sua bipolaridade, oscilações de humor, ele descreve tudo, inclusive as camadas de roupas que se encontram entre os dois. Porém no meio do livro, acontece uma grande mudança no rumo da história e o final é surpreendente e engraçado. 

Trechos: 

"...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão." 
"Esse é o mistério, não é? O labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar - do mundo ou do fim do mundo?" 
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

Booom galera, espero que tenham gostado, e que leiam, porque vale muuuito a pena. Beijos, Gi.  

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

9 comentários

  1. Adorei esse livro o John, faz uns dois meses que li, e achei a leitura agradável, e gostei muito da história, adorei sua resenha, beijos

    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos livros do John Green!!! Já li esse livro e adorei a história!!
    beijinhos :*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse eu ainda não li mas já esta na minha listinha de espera
    Beijos!!!!

    E aí, gostou?

    chiqueza de unha

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Quem não leu "Quem é você Alasca?" ta perdendo muito tempo da vida porque esse livro é uma maravilhaaaaaaaaaaa.
    Seu blog é um maravilhoso <3 o layout, a forma que você escreve <3 tudo ahahaha
    Já estou seguindo se quiser da uma passada no meu, irei ficar extremamente feliz :D
    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!

    http://cataventodoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, é o melhor livro do John <3, a história consegue retratar muitas coisas que acontecem na juventude de hoje, só não gostei do final e do que acontece com ela :'(
    Beijos :33
    http://www.b-cake.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li.
    Mas todo mundo fala tão bem, que fiquei na vontade hehe.
    Adorei as frases do final!
    Beijos! :*

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
  7. É um ótimo livro mesmo. Eu adorei isso dele ser bem detalhado, tudo é muito bem escrito e eu não fiquei voltando toda hora pra reler alguma coisa. Gostei dos trechos selecionados e da sua resenha <3

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse foi o único livro do J.G. que eu li e não me arrependi.

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro ano passado e não sei, não gostei muito =/ a história não conseguia me prender, ficou aquela leitura arrastada, sabe? Passava dias sem ler... demorei um tempão pra terminar. Mas quero ler Cidades de Papel logo, pra perder essa imagem negativa que o John Green me deixou hahaha beijos!

    aline-hipolito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mais seja beeem educado. Caso contrário o comentário será excluído. Obrigada, Giovana e Isamara.

Receba dicas e novidades!

Receba dicas semanalmente!

Siga no Pinterest